Política

Sem Moro, Lula tem 40% e Bolsonaro 35% no 1º turno, segundo PoderData

  • FolhaCG -

Com a saída do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) da corrida presidencial, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou 40% das intenções de voto para o primeiro turno, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) somou 35%, segundo pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira.

Neste cenário, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 5% e o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) outros 3%, mesmo índice do deputado André Janones (Avante). A senadora Simone Tebet (MDB) obteve 2% das intenções de voto.

Doria e Simone Tebet são dois nomes que buscam se viabilizar como o candidato da chamada terceira via com o objetivo de fazer frente à polarização Lula-Bolsonaro.

Embora não seja possível comparar com a sondagem anterior, o levantamento indica que a saída de Moro da corrida presidencial beneficiou Bolsonaro. Quinze dias atrás, o presidente tinha 32%, enquanto Lula aparecia com 41%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

No confronto de segundo turno, a diferença entre Lula e Bolsonaro foi reduzida. O ex-presidente tem 47% e o atual chefe do Executivo, 38%. Segundo o instituto, é a menor diferença em um ano --em março de 2021 era 41% para o petista e 36% para o presidente. Na virada de agosto para setembro do ano passado, ela chegou a ser de 25 pontos percentuais --55% para Lula e 30% para Bolsonaro.

A nova pesquisa foi feita por telefone entre os dias 10 e 12 de abril, tendo entrevistado por telefone 3 mil pessoas em 322 municípios nas 27 unidades de Federação.

Alckmin exalta Lula como 'maior líder popular do País' em evento Anterior

Alckmin exalta Lula como 'maior líder popular do País' em evento

PT confirma indicação de Alckmin para vice de Lula Próximo

PT confirma indicação de Alckmin para vice de Lula

Deixe seu comentário